A saúde se encontra aqui

Como montar um eBook de sucesso

Um dos tipos de infoprodutos de maior sucesso no mercado é o eBook. Isso porque ele oferece um conteúdo, geralmente, acessível, prático e de rápida absorção para aqueles que o procuram.

Porém, para os criadores de conteúdo, a criação deste produto digital pode não ser tão simples, gerando algumas dúvidas pertinentes. Nesse artigo iremos mostrar a você dicas valiosas para criar um eBook de sucesso. Acompanhe.

O que é um eBook?


Antes de começar vamos entender o que é esse produto. Um eBook, ou livro digital, é um material que pode ser acessado de forma virtual em computadores, tablets, smartphones e dispositivos semelhantes. Seu formato pode ser em PDF ou Epub.

Ele possui um conteúdo mais extenso que um blog post, porém mais curto do que o de um curso. Geralmente, quando o propósito é educativo, o autor abrange problemas e soluções sobre o assunto abordado, podendo pontuar também referências e leituras complementares para o leitor.

Quais são as vantagens do eBook?


Os livros digitais apresentam inúmeras vantagens, tanto para os autores quanto para os leitores, como as seguintes:

Para os autores
  • As despesas com editoriais e impressões não são necessárias, como acontece com os livros tradicionais;
  • Alcançam pessoas do mundo inteiro de maneira fácil através da internet; 
  • Funciona como isca digital, atraindo pessoas interessadas no seu conteúdo, que podem se tornar clientes.

Para os leitores
  • Utilizam um material prático, que pode ser lido em qualquer lugar;
  • Podem adquirir o eBook gratuitamente ou pagando valores mais econômicos, já que o custo de produção de um livro digital é mais barato que o de um livro impresso;
  • Recebem o livro em poucos segundos ou minutos, sem ter que sair de casa.

7 dicas para escrever eBooks de sucesso


Agora acompanhe nossos conselhos para escrever eBooks chamativos e que permitam conseguir mais leads para o seu negócio.

1. Pense na sua persona


Tudo começa com a persona, ela é um personagem fictício que representa seu público-alvo, o que significa que deve possuir vários dados, como características pessoais, interesses, desejos, medos e muito mais.

Dessa forma, quando você começar a criar o seu livro digital, deve pensar no conteúdo que mais agradaria a essa persona. Assim, identifique oportunidades com base nela, pensando em suas dores e em como oferecer soluções.

2. Defina o tema do seu eBook


Com a persona definida é hora de escolher o seu tema. Procure escolher uma temática delimitada o bastante para que seja atraente. Por exemplo: se a sua base é saúde, pense em propostas como “conselhos para uma vida saudável” e “trabalhando seu bem-estar físico”. 

Busque por palavras-chave relevantes para o seu público e assim você poderá afunilar a sua pesquisa até escolher o tema do eBook.

3. Escolha um título chamativo


Um título chamativo se torna relevante pois é assim que as pessoas encontrarão o seu eBook. Por isso escolha algo que chame a atenção, desperte a curiosidade e prenda o leitor.

Utilizar números, usar perguntas e fazer promessas são táticas que podem ajudar a chamar a atenção. Alguns exemplos são: “50 práticas para uma vida mais saudável", “Tudo sobre fisiologia básica”, “7 estratégias para desenvolvimento saudável". 

4. Planeje seu conteúdo


Antes de começar a escrever seu conteúdo, planeje o que vai ser dito, assim você não se perde na metade do caminho e nem oferece algo sem qualidade. Você pode se guiar pelas seguintes perguntas:
  • Quais problemas você vai solucionar com seu livro?
  • Quantos capítulos terá e qual será o título de cada um?
  • Quais serão os subtítulos de cada capítulo?
  • Que texto e autores você utilizará como referência?

5. Cuide do design do eBook


Além da escrita, você também deve pensar no aspecto visual do seu livro digital de forma geral. O tamanho das letras, as cores utilizadas, as imagens, a organização do conteúdo… tudo isso conta!

É possível encontrar modelos, templates e fotos gratuitamente na internet. Mas, caso o seu eBook possua uma maior complexidade, então indicamos que busque um designer profissional para um resultado mais aprimorado. 

6. Revise o conteúdo


Depois de escrever seu material será preciso revisá-lo. Verifique se todas as informações citadas estão corretas e se os dados estão atualizados, isso vai passar maior credibilidade para o seu trabalho.

Também verifique se os textos estão escritos corretamente. Mesmo com um bom conteúdo, se o eBook possuir erros ortográficos isso já pode minar a confiança nas informações e passar uma ideia pouco profissional.

7. Priorize a experiência do seu leitor


Por último, lembre-se sempre da experiência do leitor, afinal ele é o seu alvo. A facilidade da leitura do eBook tem um grande impacto no público, por isso observe os seguintes elementos: 
  • Evite utilizar palavras muito complexas e rebuscadas.
  • Evite frases ou parágrafos muito extensos.
  • Inclua espaços entre os parágrafos para que a leitura não seja cansativa.
  • Utilize subtítulos dentro dos capítulos.
  • Use imagens distintas ao longo do livro.
  • Inclua listas, curiosidades e outros conteúdos interessantes.
  • Mostre ao seu lead como você pode ajudá-lo.
  • Como nos blog posts, no eBook você também pode utilizar um Call to Action (chamada para ação), mesmo que de maneira sutil.

Gostou das nossas dicas? Agora é só colocá-las em prática e começar a produzir o seu próprio eBook de sucesso!

Compartilhe esse conteúdo:

   Assine nossa newsletter
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.