Porém, para os criadores de conteúdo, a criação deste produto digital pode não ser tão simples, gerando algumas dúvidas pertinentes. Nesse artigo iremos mostrar a você dicas valiosas para criar um eBook de sucesso. Acompanhe.
O que é um eBook?
Antes de começar vamos entender o que é esse produto. Um eBook, ou livro digital, é um material que pode ser acessado de forma virtual em computadores, tablets, smartphones e dispositivos semelhantes. Seu formato pode ser em PDF ou Epub.
Ele possui um conteúdo mais extenso que um blog post, porém mais curto do que o de um curso. Geralmente, quando o propósito é educativo, o autor abrange problemas e soluções sobre o assunto abordado, podendo pontuar também referências e leituras complementares para o leitor.
Quais são as vantagens do eBook?
Os livros digitais apresentam inúmeras vantagens, tanto para os autores quanto para os leitores, como as seguintes:
Para os autores
- As despesas com editoriais e impressões não são necessárias, como acontece com os livros tradicionais;
- Alcançam pessoas do mundo inteiro de maneira fácil através da internet;
- Funciona como isca digital, atraindo pessoas interessadas no seu conteúdo, que podem se tornar clientes.
Para os leitores
- Utilizam um material prático, que pode ser lido em qualquer lugar;
- Podem adquirir o eBook gratuitamente ou pagando valores mais econômicos, já que o custo de produção de um livro digital é mais barato que o de um livro impresso;
- Recebem o livro em poucos segundos ou minutos, sem ter que sair de casa.
7 dicas para escrever eBooks de sucesso
Agora acompanhe nossos conselhos para escrever eBooks chamativos e que permitam conseguir mais leads para o seu negócio.
1. Pense na sua persona
Tudo começa com a persona, ela é um personagem fictício que representa seu público-alvo, o que significa que deve possuir vários dados, como características pessoais, interesses, desejos, medos e muito mais.
Dessa forma, quando você começar a criar o seu livro digital, deve pensar no conteúdo que mais agradaria a essa persona. Assim, identifique oportunidades com base nela, pensando em suas dores e em como oferecer soluções.
2. Defina o tema do seu eBook
Com a persona definida é hora de escolher o seu tema. Procure escolher uma temática delimitada o bastante para que seja atraente. Por exemplo: se a sua base é saúde, pense em propostas como “conselhos para uma vida saudável” e “trabalhando seu bem-estar físico”.
Busque por palavras-chave relevantes para o seu público e assim você poderá afunilar a sua pesquisa até escolher o tema do eBook.
3. Escolha um título chamativo
Um título chamativo se torna relevante pois é assim que as pessoas encontrarão o seu eBook. Por isso escolha algo que chame a atenção, desperte a curiosidade e prenda o leitor.
Utilizar números, usar perguntas e fazer promessas são táticas que podem ajudar a chamar a atenção. Alguns exemplos são: “50 práticas para uma vida mais saudável", “Tudo sobre fisiologia básica”, “7 estratégias para desenvolvimento saudável".
4. Planeje seu conteúdo
Antes de começar a escrever seu conteúdo, planeje o que vai ser dito, assim você não se perde na metade do caminho e nem oferece algo sem qualidade. Você pode se guiar pelas seguintes perguntas:
- Quais problemas você vai solucionar com seu livro?
- Quantos capítulos terá e qual será o título de cada um?
- Quais serão os subtítulos de cada capítulo?
- Que texto e autores você utilizará como referência?
5. Cuide do design do eBook
Além da escrita, você também deve pensar no aspecto visual do seu livro digital de forma geral. O tamanho das letras, as cores utilizadas, as imagens, a organização do conteúdo… tudo isso conta!
É possível encontrar modelos, templates e fotos gratuitamente na internet. Mas, caso o seu eBook possua uma maior complexidade, então indicamos que busque um designer profissional para um resultado mais aprimorado.
6. Revise o conteúdo
Depois de escrever seu material será preciso revisá-lo. Verifique se todas as informações citadas estão corretas e se os dados estão atualizados, isso vai passar maior credibilidade para o seu trabalho.
Também verifique se os textos estão escritos corretamente. Mesmo com um bom conteúdo, se o eBook possuir erros ortográficos isso já pode minar a confiança nas informações e passar uma ideia pouco profissional.
7. Priorize a experiência do seu leitor
Por último, lembre-se sempre da experiência do leitor, afinal ele é o seu alvo. A facilidade da leitura do eBook tem um grande impacto no público, por isso observe os seguintes elementos:
- Evite utilizar palavras muito complexas e rebuscadas.
- Evite frases ou parágrafos muito extensos.
- Inclua espaços entre os parágrafos para que a leitura não seja cansativa.
- Utilize subtítulos dentro dos capítulos.
- Use imagens distintas ao longo do livro.
- Inclua listas, curiosidades e outros conteúdos interessantes.
- Mostre ao seu lead como você pode ajudá-lo.
- Como nos blog posts, no eBook você também pode utilizar um Call to Action (chamada para ação), mesmo que de maneira sutil.
Gostou das nossas dicas? Agora é só colocá-las em prática e começar a produzir o seu próprio eBook de sucesso!