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Tráfego Pago e Orgânico: tudo que você sempre quis saber!

Para começo de história, você sabe o que é tráfego?

Dentro do marketing digital existem 16 canais de captação, utilizados para que as empresas consigam novos clientes de forma online ou offline. Um desses 16 canais é o tráfego. 

Mas você sabia que existem dois tipos de tráfego?

Os dois tipos de tráfego são orgânico e pago, mas antes de adentrarmos nas diferenças vamos entender o conceito de tráfego. 

Imagine aquele horário de pico dentro da sua cidade, quando todos estão saindo dos seus respectivos trabalhos e indo em direção a uma área residencial onde estão suas casas. Diante desse cenário, temos várias pessoas saindo de locais diferentes em direção a um ponto comum, esse é o conceito básico do tráfego.

Fazendo um comparativo com o contexto digital, essa área residencial seria o seu site ou perfil na internet que os interessados podem acessar por várias “ruas” que são os mecanismos de busca como: Google, Yahoo, Bing, entre outros.

Diante dessas inúmeras vias de acesso, existem duas principais: Tráfego Orgânico e Tráfego Pago. Vamos entender a diferença entre eles.

Tráfego Orgânico:

No tráfego orgânico, todos os usuários que visitam seu perfil, seja ele uma rede social ou site, chegam de maneira espontânea, orgânica! Aqui não vai ser necessário fazer investimento direto, o conteúdo é o que chamará atenção do lead! Por isso, o tráfego orgânico busca trabalhar o conteúdo estratégico, a fim de interagir com seu público a respeito de assuntos relevantes, com intuito de posicionamento da  sua marca.

Algumas sugestões que podem ajudar o tráfego pago são:
- Site com design responsivo;
- Newsletter; 
- Guess Post

Agora, vamos entender como funciona o tráfego pago:

O tráfego pago é uma estratégia que possibilita resultados mais rápidos.  Para isso, é necessário gastar dinheiro para exibir seus anúncios em plataformas online, como mecanismos de pesquisa, redes sociais, sites de conteúdo ou aplicativos móveis. Esses anúncios são impulsionados para o público-alvo selecionado pelo anunciante, com base em critérios demográficos, comportamentais e de interesse. 

Vale lembrar que dentro dessa estratégia é possível acompanhar relatórios por meio de ferramentas como Google Ads, Facebook, Instagram Ads, entre outros. As principais vantagens em optar por essa estratégia são:

Aumento da visibilidade e do reconhecimento da marca: exibir anúncios relevantes para o seu público, aumenta a visibilidade da marca e gera maior reconhecimento. Mesmo que os usuários não cliquem no seu anúncio naquele momento, eles podem se lembrar da marca no futuro e, por consequência, visitá-lo de modo orgânico posteriormente.

Alcance direcionado: permite que sua marca alcance as pessoas com maior probabilidade de se interessar pelo seu produto ou serviço, aumentando as chances de conversão.

Resultados rápidos: assim que seus anúncios são aprovados, eles começam a ser exibidos para o público-alvo selecionado, o que significa que você pode começar a receber tráfego e potenciais clientes imediatamente.

Além disso, sabe aquele relatório de métricas que falamos que é possível acompanhar? 

Através dele, é possível obter dados sobre o número de visualizações, cliques, impressões, taxas de conversão e muito mais. Desse modo, você avalia o desempenho de seus anúncios e faz ajustes para otimizar sua campanha e obter melhores resultados.

É importante lembrar que o tráfego pago não substitui outras estratégias de marketing, como o tráfego orgânico e o marketing de conteúdo. O ideal é sempre utilizar uma combinação de diferentes abordagens para alcançar um público mais amplo e maximizar os resultados gerais da sua estratégia.

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