Tráfego Pago e Orgânico: tudo que você sempre quis saber!
Dentro do marketing digital existem 16 canais de captação, utilizados para que as empresas consigam novos clientes de forma online ou offline. Um desses 16 canais é o tráfego.
Mas você sabia que existem dois tipos de tráfego?
Os dois tipos de tráfego são orgânico e pago, mas antes de adentrarmos nas diferenças vamos entender o conceito de tráfego.
Imagine aquele horário de pico dentro da sua cidade, quando todos estão saindo dos seus respectivos trabalhos e indo em direção a uma área residencial onde estão suas casas. Diante desse cenário, temos várias pessoas saindo de locais diferentes em direção a um ponto comum, esse é o conceito básico do tráfego.
Fazendo um comparativo com o contexto digital, essa área residencial seria o seu site ou perfil na internet que os interessados podem acessar por várias “ruas” que são os mecanismos de busca como: Google, Yahoo, Bing, entre outros.
Diante dessas inúmeras vias de acesso, existem duas principais: Tráfego Orgânico e Tráfego Pago. Vamos entender a diferença entre eles.
Tráfego Orgânico:
No tráfego orgânico, todos os usuários que visitam seu perfil, seja ele uma rede social ou site, chegam de maneira espontânea, orgânica! Aqui não vai ser necessário fazer investimento direto, o conteúdo é o que chamará atenção do lead! Por isso, o tráfego orgânico busca trabalhar o conteúdo estratégico, a fim de interagir com seu público a respeito de assuntos relevantes, com intuito de posicionamento da sua marca.
Algumas sugestões que podem ajudar o tráfego pago são:
- Site com design responsivo;
- Newsletter;
- Guess Post
Agora, vamos entender como funciona o tráfego pago:
O tráfego pago é uma estratégia que possibilita resultados mais rápidos. Para isso, é necessário gastar dinheiro para exibir seus anúncios em plataformas online, como mecanismos de pesquisa, redes sociais, sites de conteúdo ou aplicativos móveis. Esses anúncios são impulsionados para o público-alvo selecionado pelo anunciante, com base em critérios demográficos, comportamentais e de interesse.
Vale lembrar que dentro dessa estratégia é possível acompanhar relatórios por meio de ferramentas como Google Ads, Facebook, Instagram Ads, entre outros. As principais vantagens em optar por essa estratégia são:
Aumento da visibilidade e do reconhecimento da marca: exibir anúncios relevantes para o seu público, aumenta a visibilidade da marca e gera maior reconhecimento. Mesmo que os usuários não cliquem no seu anúncio naquele momento, eles podem se lembrar da marca no futuro e, por consequência, visitá-lo de modo orgânico posteriormente.
Alcance direcionado: permite que sua marca alcance as pessoas com maior probabilidade de se interessar pelo seu produto ou serviço, aumentando as chances de conversão.
Resultados rápidos: assim que seus anúncios são aprovados, eles começam a ser exibidos para o público-alvo selecionado, o que significa que você pode começar a receber tráfego e potenciais clientes imediatamente.
Além disso, sabe aquele relatório de métricas que falamos que é possível acompanhar?
Através dele, é possível obter dados sobre o número de visualizações, cliques, impressões, taxas de conversão e muito mais. Desse modo, você avalia o desempenho de seus anúncios e faz ajustes para otimizar sua campanha e obter melhores resultados.
É importante lembrar que o tráfego pago não substitui outras estratégias de marketing, como o tráfego orgânico e o marketing de conteúdo. O ideal é sempre utilizar uma combinação de diferentes abordagens para alcançar um público mais amplo e maximizar os resultados gerais da sua estratégia.
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