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Dicas e ideias para criar um produto digital

Os negócios digitais vêm ganhando cada vez mais espaço entre os consumidores. Dentro dessa nova realidade, o segredo para sucesso está relacionado a capacidade de criar infoprodutos inovadores e de qualidade, que consigam despertar o interesse do público-alvo e sejam comercialmente viáveis. 

Portanto, se você deseja começar o seu negócio investindo em um produto digital, entenda um pouco mais sobre esse assunto.

O que é um produto digital?

Nós chamamos de produto digital ou infoproduto, aquele item que é comercializado e consumido através de meios digitais. Assim, o consumidor adquire o produto através da internet, em um site ou nas redes sociais, e então recebe uma chave ou senha para acessar o item.

Dessa forma entendemos que o produto digital não necessita de espaço físico para a sua comercialização, tampouco de um investimento estrutural. Por isso, a criação de um infoproduto depende mais de uma boa ideia e de conhecimento estratégico do empreendedor. 

Como criar um produto digital?


Algumas etapas são importantes na hora de criar o seu produto, seguindo essas dicas fica bem mais fácil organizar a ideia original. Anota aí!

1. Defina seu produto


Pode parecer óbvio, mas a primeira coisa a fazer é definir o seu infoproduto. Nesta fase procure escolher um tema em que você possua grande conhecimento, dessa forma poderá entregar algo relevante ao seu público.

Porém, se o produto digital for derivado de um assunto com o qual você não está muito familiarizado, invista em pesquisa ou encontre parceiros externos para atuar no desenvolvimento. 

Se por um lado isso reduz a carga de trabalho, por outro pode aumentar os custos de criação e diminuir o seu lucro posteriormente. Por isso, identifique qual a melhor estratégia a ser adotada nessa etapa.

2. Escolha o melhor formato para o seu produto

Com o assunto definido, é hora de determinar o formato do conteúdo. Alguns dos mais populares entre empresas que investem em produtos digitais são: e-books, vídeo-aulas e podcasts. 

No entanto, o formato mais adequado para o seu empreendimento dependerá de fatores como:

O interesse do público-alvo;
  • Os recursos disponíveis (microfone, sistema de edição, câmera, dinheiro, etc.);
  • O mercado em que o produto será inserido.

3. Análise da concorrência

Depois de ter a ideia do produto digital bem definida será preciso estudar a concorrência. Tem alguém vendendo algo semelhante? A que preço? Com quais padrões de qualidade? Qual a recepção do público?

Encontre dois ou três concorrentes do seu infoproduto para aprender com eles, verificando os seus pontos fortes e fracos.

A partir dessa análise, identifique as suas próprias forças e fraquezas frente ao mercado, para, desta forma, adequar o produto ao seu potencial de venda.

4. Defina a buyer persona do seu produto

Nos dois últimos tópicos nós sinalizamos a importância do público-alvo na definição do produto, agora vamos focar mais nesse tópico. Procure segmentar o público do seu negócio respondendo algumas perguntas como: Quem vai comprar seu produto? O que eles esperam? Quanto eles estão dispostos a pagar?

A partir daí, você poderá criar uma buyer persona, entendendo as características básica do seu público como idade, sexo, estado social e estado civil, etc. O resultado é a criação  de um personagem fictício, representando o comprador ideal. 

Assim, você poderá criar produtos digitais que se adequam mais precisamente às necessidades do público-alvo.

5. Colocando o produto no ar.

Seguindo as etapas anteriores, você terá uma boa ideia do produto digital que vai  desenvolver e se ele terá sucesso entre os clientes. Agora, para realizar o seu lançamento será necessário criar um pequeno plano de ação.

Procure elaborar esse planejamento a partir das seguintes perguntas:
  • A criação do meu produto digital pode ser dividida em etapas?
  • Quem precisa ser envolvido em cada etapa do processo?
  • Com quais prazos posso trabalhar?
  • Qual o melhor período para fazer o lançamento? Ele responde a uma agenda sazonal?
Essas perguntas vão ajudar a montar o cronograma de lançamento, que inclui etapas de produção de conteúdo, pré-venda e a comercialização do produto em si, além de uma estrutura de suporte para o cliente após a venda.

Ideias para criar o seu produto digital

Agora que você já entende como planejar o seu infoproduto, confira algumas ideias de itens que podem ser comercializados pelo seu empreendimento:
  • Ebooks: agregam conhecimento ao público e possuem um custo de produção mais baixo do que a mídia física;
  • Audiobooks: a mesma lógica do ebook, mas tem a vantagem de que o usuário pode consumir de forma mais rápida e a qualquer momento do dia;
  • Videoaulas: produto educativo cujo formato facilita o consumo e a assimilação do conteúdo;
  • Podcasts: com vantagens semelhantes ao audiobook, ele permite a absorção do conteúdo pelo público em qualquer lugar, até mesmo simultaneamente a outra atividade;
  • eMagazines: permite a distribuição do conteúdo gratuito (mantido por publicidade), privado para assinantes ou misto (você pode escolher qual trecho disponibilizar);
  • Clube de assinatura: conteúdo disponibilizado para membros associados mediante o pagamento de uma taxa periódica;
  • Cursos online: une diversos formatos de conteúdo, como vídeos, planilhas, PDFs, gráficos e webinars para aumentar o aprendizado dos alunos.

Esperamos que você tenha entendido melhor sobre os produtos digitais, agora é só colocar em prática no seu negócio!

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