Portanto, se você deseja começar o seu negócio investindo em um produto digital, entenda um pouco mais sobre esse assunto.
O que é um produto digital?
Nós chamamos de produto digital ou infoproduto, aquele item que é comercializado e consumido através de meios digitais. Assim, o consumidor adquire o produto através da internet, em um site ou nas redes sociais, e então recebe uma chave ou senha para acessar o item.Dessa forma entendemos que o produto digital não necessita de espaço físico para a sua comercialização, tampouco de um investimento estrutural. Por isso, a criação de um infoproduto depende mais de uma boa ideia e de conhecimento estratégico do empreendedor.
Como criar um produto digital?
Algumas etapas são importantes na hora de criar o seu produto, seguindo essas dicas fica bem mais fácil organizar a ideia original. Anota aí!
1. Defina seu produto
Pode parecer óbvio, mas a primeira coisa a fazer é definir o seu infoproduto. Nesta fase procure escolher um tema em que você possua grande conhecimento, dessa forma poderá entregar algo relevante ao seu público.
Porém, se o produto digital for derivado de um assunto com o qual você não está muito familiarizado, invista em pesquisa ou encontre parceiros externos para atuar no desenvolvimento.
Se por um lado isso reduz a carga de trabalho, por outro pode aumentar os custos de criação e diminuir o seu lucro posteriormente. Por isso, identifique qual a melhor estratégia a ser adotada nessa etapa.
2. Escolha o melhor formato para o seu produto
Com o assunto definido, é hora de determinar o formato do conteúdo. Alguns dos mais populares entre empresas que investem em produtos digitais são: e-books, vídeo-aulas e podcasts.No entanto, o formato mais adequado para o seu empreendimento dependerá de fatores como:
O interesse do público-alvo;
- Os recursos disponíveis (microfone, sistema de edição, câmera, dinheiro, etc.);
- O mercado em que o produto será inserido.
3. Análise da concorrência
Depois de ter a ideia do produto digital bem definida será preciso estudar a concorrência. Tem alguém vendendo algo semelhante? A que preço? Com quais padrões de qualidade? Qual a recepção do público?Encontre dois ou três concorrentes do seu infoproduto para aprender com eles, verificando os seus pontos fortes e fracos.
A partir dessa análise, identifique as suas próprias forças e fraquezas frente ao mercado, para, desta forma, adequar o produto ao seu potencial de venda.
4. Defina a buyer persona do seu produto
Nos dois últimos tópicos nós sinalizamos a importância do público-alvo na definição do produto, agora vamos focar mais nesse tópico. Procure segmentar o público do seu negócio respondendo algumas perguntas como: Quem vai comprar seu produto? O que eles esperam? Quanto eles estão dispostos a pagar?A partir daí, você poderá criar uma buyer persona, entendendo as características básica do seu público como idade, sexo, estado social e estado civil, etc. O resultado é a criação de um personagem fictício, representando o comprador ideal.
Assim, você poderá criar produtos digitais que se adequam mais precisamente às necessidades do público-alvo.
5. Colocando o produto no ar.
Seguindo as etapas anteriores, você terá uma boa ideia do produto digital que vai desenvolver e se ele terá sucesso entre os clientes. Agora, para realizar o seu lançamento será necessário criar um pequeno plano de ação.Procure elaborar esse planejamento a partir das seguintes perguntas:
- A criação do meu produto digital pode ser dividida em etapas?
- Quem precisa ser envolvido em cada etapa do processo?
- Com quais prazos posso trabalhar?
- Qual o melhor período para fazer o lançamento? Ele responde a uma agenda sazonal?
Ideias para criar o seu produto digital
Agora que você já entende como planejar o seu infoproduto, confira algumas ideias de itens que podem ser comercializados pelo seu empreendimento:- Ebooks: agregam conhecimento ao público e possuem um custo de produção mais baixo do que a mídia física;
- Audiobooks: a mesma lógica do ebook, mas tem a vantagem de que o usuário pode consumir de forma mais rápida e a qualquer momento do dia;
- Videoaulas: produto educativo cujo formato facilita o consumo e a assimilação do conteúdo;
- Podcasts: com vantagens semelhantes ao audiobook, ele permite a absorção do conteúdo pelo público em qualquer lugar, até mesmo simultaneamente a outra atividade;
- eMagazines: permite a distribuição do conteúdo gratuito (mantido por publicidade), privado para assinantes ou misto (você pode escolher qual trecho disponibilizar);
- Clube de assinatura: conteúdo disponibilizado para membros associados mediante o pagamento de uma taxa periódica;
- Cursos online: une diversos formatos de conteúdo, como vídeos, planilhas, PDFs, gráficos e webinars para aumentar o aprendizado dos alunos.
Esperamos que você tenha entendido melhor sobre os produtos digitais, agora é só colocar em prática no seu negócio!