A saúde se encontra aqui

Dor na virilha x Futebol

Dores na virilha representam uma das principais queixas no futebol, apresentando intensidade variável, que pode até causar afastamento das atividades de campo.

Existem várias causas relacionadas a esta queixa, incluindo patologias de ossos, cartilagem e até mesmo tendões, sendo o tendão adutor o principal responsável por este tipo de dor. Além disso, outros tipos de doenças devem ser descartadas, como hérnias inguinais e até mesmo neoplasias.

A avaliação clínica é muito importante para o diagnóstico! Existem testes específicos que podem ajudar a encontrar a localização correta da dor e auxiliar na programação do tratamento.

Quando necessário, os exames de imagem podem ser solicitados. As principais modalidades incluem radiografia (para investigar alterações ósseas), ultrassonografia (avaliação de tendões e músculos) e ressonância magnética (avaliação mais detalhada de estruturas internas e edemas ósseos).

O tratamento inclui controle de dor com medicações e exercícios terapêuticos, que devem ser utilizados de forma gradual de acordo com a evolução das queixas do paciente. Os protocolos de exercícios devem ser mantidos após o retorno ao esporte, para prevenir lesões futuras. Em casos refratários, o tratamento cirúrgico pode ser uma opção.

Compartilhe esse conteúdo:

   Assine nossa newsletter
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.