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Entenda os principais termos do Marketing Digital

Se você busca vender produtos e serviços na internet então não consegue fugir do marketing digital, uma das ferramentas de comércio eletrônico mais importantes para o sucesso de empreendimentos online.

Porém, como uma área de conhecimento específica, é natural que algumas pessoas não entendam os termos utilizados pelo marketing digital, e que refletem nas estratégias criadas pelos mesmos. Para te ajudar com isso, nós trouxemos nesse artigo algumas das principais expressões do meio. Acompanhe.

1. ADS


Os famosos anúncios pagos. Eles são disponibilizados para inúmeros sites e redes sociais, como o Facebook Ads e Google Ads, por exemplo. Esse tipo de estratégia é utilizada para aumentar o alcance de uma página ou publicações específicas, visando maior retorno do público.

2. Analytics


É um sistema gratuito de monitoramento de tráfego que pode ser instalado em qualquer site, loja virtual ou blog. Para tanto basta ter uma conta Google atrelada à página que você deseja monitorar, assim é possível ver os conteúdos mais acessados, além do público alcançado e a origem deles (pesquisa própria, digitação do endereço do site, redes sociais, etc;).

3. Conversão


É quando um usuário realiza uma ação definida pela empresa como um objetivo — por exemplo, comprar o produto, preencher o formulário, baixar o material. A taxa de conversão representa quantos, entre os visitantes de um site ou de uma página específica, realizaram essa ação.

4. CPC (Custo por Clique)


Este é o modelo mais comum de cobrança de mídia paga na internet. Assim, o anúncio gera custo apenas quando um usuário clica nele e, portanto, o anunciante só paga quando tem um resultado. Outros modelos são o CPM (Custo por Mil Impressões), o CPA (Custo por Aquisição) e o CPL (Custo por Lead).

5. Copywriting ou ‘Copy’


Estratégia em que se busca escrever e criar conteúdo que venda, podendo ser direcionado para produtos, serviços, empresas, etc. Copywriting é muito significativo pois, a forma como se escreve, é tão ou mais importante do que o próprio conteúdo. Por isso é muito importante saber para quem se escreve (persona).

6. CTA (Call To Action)


A tradução literal é “chamada para ação”. Seu objetivo é incentivar o usuário a realizar a conversão desejada (por exemplo, “cadastre-se”, “assine”, “leia”, “acesse”). Ele pode ser colocado em uma página, email, anúncio, etc e, geralmente, vem em forma de botão, que chama a atenção e motiva o clique.

7. E-mail marketing


Esta prática consiste no envio de e-mails para o consumidor, com o objetivo de nutrir o relacionamento e gerar oportunidades de negócio. A lista de e-mails pode ser comprada por meio de sites ou, preferencialmente, gerada pela própria empresa, assim ela saberá do interesse prévio pelo conteúdo. Poderão ser enviados materiais ricos, novidades do site e também ofertas ao consumidor.

8. Funil de vendas


Representação gráfica, em forma de funil, para o caminho do consumidor durante um processo de venda. No topo, ele é apenas um visitante do site. No meio, ele se torna um lead e passa pela nutrição para amadurecer sua decisão de compra. Assim, ele já chega ao fundo do funil pronto para receber uma abordagem de venda com mais chance de sucesso.

9. Inbound marketing


Estratégia de marketing que visa atrair potenciais clientes por meio de conteúdos relevantes e conduzi-los até a compra com um relacionamento de confiança. Dessa forma, a marca se coloca no dia a dia dos consumidores, oferecendo conteúdos que fazem a diferença na sua rotina e marcando presença na sua memória, o que aumenta as chances de venda.

10. Isca Digital


Conteúdos oferecidos pelas empresas a fim de gerar leads. A isca pode ser um e-book ou qualquer outro material que você possa dar para seu seguidor/cliente gratuitamente, ficando em uma página de captura de fácil acesso. Para receber esse conteúdo, ele precisará apenas passar seu nome e e-mail. 

11. Landing page


A tradução literal significa “páginas de aterrissagem”, portanto ela é uma página em que a isca digital ou alguma outra oferta de cunho rápido deve aparecer. Quando você cria um anúncio para o seu site que tenha um objetivo claro de conversão, o usuário deve cair em uma página otimizada para que ele realize a ação desejada. Elas devem ser simples e conter poucas informações para manter o foco no que interessa: a conversão.

12. Lead


Chamamos de lead a pessoa que já demonstrou interesse no seu produto, serviço ou na sua marca por meio do preenchimento de um formulário, geralmente numa landing page, fornecendo um e-mail para receber mais informações. A partir de então ela será conduzida pela nutrição até se tornar um cliente.

13. Links patrocinados


São os resultados de buscas pagos por anunciantes. Eles são ativados a partir de uma palavra-chave que foi procurada pelo usuário e selecionada pelo anunciante na criação do anúncio. Na página de resultados, os anúncios (sempre em texto somente) aparecem em destaque, identificados com uma tag e acima dos links orgânicos.

14. Marketing de conteúdo


Estratégia de marketing com base na produção de conteúdos focados em uma persona. Tem como objetivo atrair o interesse dos consumidores oferecendo posts, vídeos, imagens e áudios que respondam às suas dúvidas e sejam úteis no seu dia a dia. É um dos pilares do inbound marketing e pode ser usado nas diferentes fases do funil de vendas.

15. Métricas


São os mais diversos indicadores sobre o comportamento do usuário em uma ação de marketing digital (por exemplo, tempo de permanência em uma página). Elas ajudam a monitorar, mensurar e avaliar todas as ações. Quando estão relacionadas diretamente às metas de conversão (como o número de formulários enviados), elas são chamadas de KPIs.

16. Newsletter


Refere-se ao envio periódico de e-mails para os contatos do mailing list. A newsletter deve ter um visual atraente e oferecer conteúdos úteis e interessantes para seus assinantes. É uma das maneiras de fazer e-mail marketing.

17. Persona


Descrição semi-fictícia de um cliente ideal da empresa, com base em dados coletados em pesquisas e observações. O objetivo é definir um perfil de público para o qual será destinada toda a estratégia de marketing digital.

18. SEO (Search Engine Optimization)


É um conjunto de estratégias para buscar melhor posicionamento nos resultados orgânicos de uma busca, sem necessidade de investir em mídia no buscador. Envolve otimizações dentro do site (no código e nos conteúdos) e também fora (construção de autoridade e reputação), mas tudo deve ser voltado para oferecer uma boa experiência ao usuário dentro do site.

19. UX (User Experience)


Sigla em inglês para experiência do usuário. É o que você precisa oferecer no seu site para o usuário: uma experiência agradável de navegação, com um layout atraente e inteligente, em que ele não se sinta perdido ou tenha que fazer esforço para encontrar o que deseja. Assim, ele se sentirá seguro e confiante sobre a sua marca.

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