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O que você precisa saber sobre estratégia de lançamento

Um dos métodos mais utilizados ao disponibilizar um novo produto ou infoproduto no mercado é criar uma estratégia de lançamento. Isso significa que não basta lançar o item no mercado, é preciso antes formular um planejamento adequado, identificando as oportunidades certas.

Para te ajudar com essa questão, trouxemos algumas dicas sobre como definir a sua estratégia de lançamento para um produto digital. Acompanhe.

O que é um lançamento de produto?


Primeiro de tudo vamos entender o que significa realizar um lançamento de produto. Essa é uma metodologia de mercado que tem como objetivo gerar o máximo de vendas no menor tempo possível. 

Isso é feito por meio de uma preparação do público, gerando ansiedade e vontade de compra até a hora de lançar o item. Geralmente os lançamentos acontecem poucas vezes no ano, possuindo data e hora determinadas para começar e acabar, o que contribui para criar um senso de urgência no público.

Justamente por ser uma estratégia bem pontual, ela precisa de um planejamento adequado, a fim de alcançar o maior sucesso possível.

Quais os tipos de lançamentos?


Existem sete tipos principais de lançamentos digitais. Confira mais sobre cada um deles:

1. Lançamento interno: é focado na base de contatos já existente da empresa. O público-alvo desse lançamento já conhece você e a qualidade dos seus produtos, por isso o potencial de sucesso é maior, porém requer esforço e investimento significativos para realizar a conversão dos clientes antigos.

2. Lançamento semi-interno: também faz uso de uma base de contatos pré-existente, mas pode envolver outros parceiros no projeto para aumentar o alcance e o retorno do evento.

3. Lançamento externo: é focado em conquistar novos clientes. Embora seja uma alternativa mais difícil por ser necessário atingir pessoas desconhecidas, se o planejamento e a execução da estratégia forem bem feitos, essa opção pode trazer bons resultados e contribuir para aumentar a base de contatos da empresa.

4. Lançamento relâmpago: normalmente tem uma duração de 3 a 10 dias e com foco em fazer receita rapidamente. Por ser tão rápido, o sucesso dessa opção depende muito do senso de urgência criado no público. Assim, uma prática comum é oferecer condições especiais ou benefícios exclusivos para quem comprar a sua oferta dentro do prazo.

5. Lançamento semente: esse lançamento começa com a atração de um público que vai expor seus problemas, desejos e necessidades para que a empresa colete todas essas informações e a partir disso inicie o desenvolvimento de um infoproduto próprio.

6. Lançamento de afiliado: possui estratégia similar ao lançamento relâmpago, a principal diferença é que o produto ou serviço oferecido no lançamento de afiliado não é da empresa, mas sim de um terceiro.

7. Lançamento perpétuo: uma ótima alternativa para garantir receita recorrente ao longo do tempo, sendo uma estratégia importante para equilibrar a saúde financeira do seu negócio quando combinada com as receitas pontuais de outros lançamentos menos frequentes.

Estratégias para fazer o lançamento de um produto


Agora vamos abordar algumas estratégias usadas no marketing digital para impulsionar o lançamento de produtos. 

Estudo de mercado 


Antes de disponibilizar o infoproduto é necessário realizar um estudo de mercado para verificar como ele se comporta. Isso envolve entender o nicho do produto, quais as maiores dificuldades do setor e os benefícios de realizar o lançamento.

Além disso, realizar a criação de uma persona é muito importante. Ela ajuda a produzir conteúdos estratégicos para as dores que ela possui e também auxilia nas tomadas de decisões de marketing. 

Compreensão do produto


Quanto mais se compreende a ideia do produto, o quanto ele é útil para a persona e como pode resolver as dores do mercado, melhores serão os argumentos de venda.

Isso é muito importante na produção de textos persuasivos para as redes sociais e também para atrair leads nos canais de comunicação em que será aplicada a estratégia da empresa.
 

Reforço de autoridade


Quando a empresa consegue mostrar para a audiência que a sua marca é especialista no que faz, isso se torna um grande diferencial de vendas. Portanto, antes do lançamento é necessário realizar estratégias de reforço de autoridade para que o negócio seja visto como expert.

Algumas maneiras conhecidas para construir uma marca forte e que transmite autoridade: 
  • Criação de blog posts frequentes; 
  • Websérie em plataformas de vídeo (Youtube/ Instagram/ Tiktok);
  • Oferecimento de e-books, infográficos ou materiais educativos.

Identificação de KPIs


Os KPIs (Key Performance Indicators) possuem o papel de mensurar a performance de campanhas. Eles podem ajudar a guiar o processo de planejamento e auxiliar na compreensão de quais indicadores são relevantes para que você atinja as suas metas de lançamento de produto. 

Depois da finalização do lançamento, esses indicadores devem ser revisitados para que a empresa entenda se atingiu os objetivos e, caso não, qual foi o motivo.

Planejamento de marketing digital


A principal base para um lançamento de sucesso, é atingir o máximo de pessoas possível e o marketing digital pode ser uma ferramenta muito importante durante este processo. 

Espalhar pela internet o produto nos mais diversos canais é importante para criar uma base sólida de fãs, além de deixar a audiência atenta a todas as novidades da empresa. Porém, todas as redes sociais funcionam de uma maneira diferente, por isso o mais proveitoso é focar a estratégia naquelas que têm maior potencial de atingir o público desejado.

Agora que você já entende sobre estratégia de lançamento pode colocar as dicas em prática quando lançar o seu produto digital. Revise sempre o planejamento e boas vendas!

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